skip to main | skip to sidebar

Andrógino até quando?

Bem... Acho que todo mundo que lê o blog conhece o Andrej Pejic certo? O modelo andrógino que se tornou it-boy e agora é queridinho do mundo da moda. Lembro quando os primeiros editoriais do Andrej apareceram no thefashionisto.com você via um homem, bem andrógino, mas homem. De um tempo para cá isso vem mudando. Essa semana saiu a mais nova capa estrelada por Andrej.


Totalmente vestido como mulher, Andrej aparece com unhas longas e fumando na capa da revista Schön! O conceito sempre utilizado em Andrej, de longe já se perdeu. Me irrita ver modelos andróginos que são totalmente travestidos e passam uma imagem diferente do que a androginia quer passar, no caso do Andrej, ele já é praticamente uma mulher. Já tem um tempo que eu venho percebendo que esse conceito de androginia na moda está ficando cada vez mais forçado. Quando o Ash Stymest popularizou e explodiu no mundo da moda, lembro que ele era considerado a nova androginia, até que começaram a forçar colocando ele de maquiagem e de unhas pintadas nas capas de revistas... Depois de um tempo, Ash simplesmente deixou de ser it-boy.


O conceito de androginia é simples, características femininas e masculinas em um único ser. Pronto. Nos anos 80 quando a androginia se popularizou na moda, ela veio com o conceito de democratizar. Não de trazer um novo masculino ou feminino e sim deixar o ser igual. Hoje em dia parece mais que os grandes formadores de opinião querem de alguma forma, forçar a imagem de homem como algo feminino. Androginia para mim é algo não forçado, algo que remete o masculino e feminino sem precisar forçar ou de intervenções de fora para dentro. Androginia boa e bem usada é aquele que remete ao sem sexo, a dúvida e ao ousado. A imagem "Andrej pejic" já saiu disso, caiu no clichê e se tornou forçada.




0 comentários: