skip to main | skip to sidebar

Zara e o trabalho escravo.

Hoje foi apresentada uma matéria que a chamou atenção de todos. Você adorador da cultura "fast" da Zara foi pego de "surpresa" com a denuncia feita pela "A Liga" de que a marca teria peças confeccionadas sobre a mão-de-obra escrava. Desculpem o que eu vou falar agora, mas, antes de começar a falar sobre eu preciso dizer isso. Não vamos ser hipócritas! A pessoa que falar que nunca passou pela sua cabeça que a Zara poderia ter trabalho escravo atire a primeira pedra. O pior é que eu sei que vai ter muito bafáfá igual no caso da Arezzo, quando foi lançada a pele-mania aonde milhares fizeram protestos virtuais boicotando a marca, mas que depois de duas semanas de caso esquecido voltaram para as lojas e continuaram comprando. Enfim não estou dizendo que apoio o trabalho escravo, pelo contrário! Sou totalmente contra, só estou alertando para que não sejamos hipócritas de dizer "nunca mais comprarei na Zara". Voltando ao assunto...


A matéria comandada por "Rafinha" Bastos foi apresentada na noite passada (16/08) no programa “A liga” e se tornou viral em poucos segundos. A denuncia feita de que a marca trabalharia com atividade escreva ilegal de bolivianos dentro do Brasil chamou a atenção de todos, sendo destaque instantâneo na em redes sociais, blogs e sites de noticias. Para aquelas que não viram a noticia é só dar play no vídeo.



Para se ter noção da dimensão do que estamos falando, uma única calça que compramos da Zara paga cerca de 80 bolivianos! Se você divide o valor do produto por 80, vai ver um numero extremamente pequeno. Eu fui pesquisar na internet mais sobre o assunto e achei essa matéria mostrando que a Zara, a mesma que possuí lojas chiques e de bom gosto trabalha com fábricas de Bangladesh que pagam os salários mais baixos do planeta. Os trabalhadores dessa fábrica sobrevivem com exatos 14 euros mensais. Quer dizer, a roupa barata que você comprou da Zara veio de trabalho totalmente escravo. A foto abaixo mostra um protesto que foi feito em frente de uma Zara na Espanha e ganhou o nome de "O dia dos trapos sujos".


Mesmo com a denuncia feita pelo programa é triste se dizer que há muito tempo se sabia desse tipo de atividade envolvendo a Zara, mas nada era feito. Pior é saber que esse situação não é novidade no mundo, marcas como Adidas, Apple, CeA, Nike e várias outras dentro e fora do mundo da moda, já estiveram expostas em denuncias de trabalho escravo. Vamos ser racionais, essas grandes empresas que trabalham com fabricas terceirizadas de países como China, Índia, Bangladesh, Paquistão com certeza terão algum tipo de atividade ilegal, lembro de que uma vez eu li uma reportagem sobre a Zara e mostrava que mais de 70% da produção era feita na China. Mas é o que eu digo. Mesmo boicotando a marca e fazendo a barulheira que for, a Zara vai se pronunciar, dizer que trabalha com empresas terceirizadas e que não sabia do acontecimento. Agora, acredita quem quer não é?

0 comentários: